"Olá, eu sou o Mauricio e tenho Autismo. Eu posso não entender o que você fala comigo e quando entendo, muitas vezes não consigo responder.
Eu posso ter comportamentos estranhos, eu não sou mal educado ou mimado. Eu sou meigo, amável e adoro ser o centro das atenções.
Eu tenho olhos bonitos e um belo sorriso. Eu tenho uma família bonita, feliz e que me ama muito. Eu sou uma pessoa feliz e posso aprender muitas coisas, mas para isso preciso da sua compreensão.
Eu estou em tratamento e agora estou em uma fase de querer ver a reação das pessoas, por isso me desculpe o inconveniente, eu gostei de você e quero ver como você reage. Para mim, é mais fácil o toque ou chamar sua atenção de alguma forma, do que falar ou cumprimentar.
Minha mãe precisa ignorar meu comportamento excessivo, por hora, pois também faço isso para chamar a atenção dela. Ignorar meus comportamentos excessivos e me elogiar quando faço as coisas corretamente, são técnicas que fazem parte do meu tratamento. Não sou mal educado e nem quero incomodar ou machucar ninguém, estou aprendendo. - Autismo não é contagioso, mas meu sorriso é!"
(*depoimento real de um garoto autista com 17 anos, a foto somente ilustra uma criança com a síndrome)
Você Sabia?
- Existe um site, explicando tudo sobre autismo e que dá dicas de tratamentos, terapias e notícias sobre novos tratamentos. Acesse: www.universoautista.com.br
- Que a música contribui para a socialização de autistas.
- Existem filmes que retratam o Autismo, como Meu nome é Rádio (direção: Michael Tollin 2003) e o mais recente: Adam (direção: Max Mayer 2009) que relata a história de um rapaz portador da Sindrome de Asperger (tipo raro de autismo).
- O Dia 2 de Abril é considerado agora o dia Mundial da Consciência do Autismo, no mundo as famílias aderiram uma campanha para que todas as pessoas possam acender uma luz azul em suas casas para ajudar na conscientização do autismo, você pode acompanhar uma reportagem sobre clicando: http://www.youtube.com/watch?v=GTo-5odqlNQ&feature=player_embedded
- Eu tenho dois Anjos na família com autismo, e sei o quanto seria importante para algumas pessoas ter essa orientação, na hora em que recebemos a notícia, tudo fica vago, a mercê de dúvidas, medos e uma insegurança cruel, que pode comprometer toda uma vida, ou até mesmo várias. Talvez o problema exista do nosso lado, só basta um pouquinho mais de sensibilidade para enxergá-lo, ou até mesmo aceitar ...
"As pequenas coisas fazem grande diferença quando prestamos atenção nelas ..."
Bons ventos
3 comentários:
Oi filipe você é um bonito rapaz, como esta sua vida hoje, tudo bem? espero que sim, sucesso na sua caminhada,beijos Thais ferreira.
Olá Thais! Graças a Deus as coisas estão caminhando muito bem! Quando recebi seu comentário tive um misto de sensações, a primeira foi a felicidade de ter uma nova visitante, tão carinhosa e cuidadosa como você, juntamente com o peso de não estar atualizando esse cantinho frequentemente, com tanta coisa para ser feita! Com certeza, seu comentário me fez refletir, vou rever isso! Fique ligada nos próximos posts.
Um abraço, um beijo e Bons ventos
Filipe
Olá, adorei seu post Filipe. Tenho um irmão autista de três anos, e como no post, " autismo não é contagioso, mas o sorriso dele é". Adorei. Conheço muitas pessoas autistas. Em Brasilia, onde eu moro, tem um pequeno bloco de carnaval chamado "O samba dos autistas", vou todo ano. É muito legal.
Beijos e abraços, Luciana
Postar um comentário
e agora você me diz: